Para entender quais são as situações ideias para utilização do sistema de pintura Airless é legal comparar as principais diferenças deste sistema com a pintura tradicional.
E você sabe quais são essas diferenças?
O processo de pintura tradicional, todos conhecem. Simplificadamente o que ocorre é que primeiro a tinta é ‘absorvida’ pelo rolo e depois vai sendo ‘carimbada’ na parede conforme o rolo gira.
É visível que inicialmente a tinta não fica uniformemente distribuída. O pintor precisa ‘pentear’ a parede até que a tinta se espalhe. Se a superfície for rugosa, o pintor terá dificuldade de alcançar todas as reentrâncias e irá trabalhar com o rolo encharcado de tinta.
Esse processo de contato do rolo com a superfície e espalhamento da tinta gera maior consumo de material, variação da cobertura e também mais tempo de aplicação.
No sistema Airless a tinta é lançada com alta pressão diretamente na parede, sem contato do equipamento com a superfície pintada.
Isso faz com que a pintura seja, no mínimo, 3X mais rápida, além de gerar economia de até 20% do material e resultar em uma pintura mais uniforme.
Mas no que isso implica?
Por ser um processo de pintura onde não há contato do equipamento com a superfície, o Airless pode ser usado em todos os tipos de superfícies, em especial em pintura de paredes rugosas, pois a tinta alcança todas as reentrâncias e irregularidades.
Na pintura com rolo, paredes rugosas diminuem consideravelmente a produtividade do pintor. Na pintura com Airless, a produtividade da pintura é mantida.
Ou seja, devido à alta produtividade e ao processo de lançamento da tinta, o sistema Airless é ideal para:
– pintura de grandes áreas
– pintura de superfícies rugosas
Como exemplo podemos citar muros, paredes chapiscadas, estruturas aparentes, alvenarias aparentes, pintura sobre texturas, telhas, lajes, entre outros.
As características do Airless estão em sintonia com o conceito da Construção Enxuta (Lean Construction) pois contribuem com a redução de variabilidades e do tempo de execução. A pintura é melhor e mais rápida.
Sabemos que a pintura não está no topo da curva ABC da sua obra, mas é um item de baixa complexidade que pode facilmente contribuir com a racionalização do seu processo construtivo.
Ficou com dúvidas? Sinta-se à vontade para comentar ou enviar perguntas!
.